Fazer consultas regulares ao dentista e a higienização dos dentes teria que ser um costume. Mesmo que seja explicito para muitas pessoas, a maior causa das consultas odontológicas são problemas que poderiam ter sido evitados com a simples higienização.
Você sabe quais são os problemas bucais mais comuns e como evita-los? Continue lendo que a gente já te explica!
1. Gengivite
Este problema bucal ocorre no momento em que a placa bacteriana está entre os dentes e a gengiva. Isso acaba alergizando o tecido e, como consequência temos uma inflação. Podem ocorrer vários sintomas, mas o que se destaca é o inchaço e a gengiva ensanguentada ao longo da higienização.
2. Periodontite
Este tipo de problema nada mais é do que uma inflamação que com o tempo começa a afetar não só o tecido da gengiva. Acaba afetando também a estrutura óssea que é o que dá sustentação aos dentes. Quando o tecido é danificado a situação se agrava e a chance da perda dos dentes se torna cada vez mais real. Uma boa higienização bucal e limpezas regulares são procedimentos que podem ajudar a evitar que o problema ocorra.
3. Retração gengival
É uma doença que pode acontecer até mesmo com pessoas que são exemplos em questão de higienização. Este tipo de problema bucal resume-se no distanciamento do limite da gengiva, condição que pode acarretar a evidenciação da raiz do dente. Os principais sintomas ocorrem quando se sente dor, incômodo e sensibilidade quando se toma algo muito gelado.
4. Bruxismo
Este problema bucal é mais comum do que parece. Bruxismo é a movimentação dos dentes de forma involuntária e periódica, isso pode ocorrer em função de uma pressão fora do normal nas articulações dos maxilares.
No bruxismo existem classificações que vão de primária a secundária. No primeiro estágio o bruxismo não está relacionado com nada. Já no estágio secundário o problema pode estar relacionado com diferentes causas, entre elas podemos citar o estresse e a ansiedade como causas principais. Para manter esse tipo de problema sob controle é indispensável controlar as variações de humor e a tensão.
5. Mau hálito
Um dos problemas mais comuns entre as pessoas é o desconfortável mau hálito. Oque causa essa condição é o excesso de placa bacteriana ou doenças periodontais, coisas simples podem evitar esse problema, como: ingerir mais fibras na alimentação por meio de furtas e legumes, se hidratar consumindo muita água, não passar muito tempo sem se alimentar, manter o equilíbrio com o consumo de açúcar e o consumo de proteína animal, são costumes que podem diminuir ou até mesmo acabar com esse desconforto.
6. Sensibilidade nos dentes
A sensibilidade excessiva nos dentes pode ser consequência de problemas muitos comuns e fáceis de serem evitados, como exemplo de problemas simples podemos citar: higienização correta, cáries até problemas mais graves como a gengivite. Vale lembrar que a hipersensibilidade é um sintoma e não uma doença.
Essa é uma das razões para sempre dar o máximo de atenção a nossa saúde bucal!