A perda de um dente é algo muito triste quando acontece com um paciente, pode afetar a autoestima, acarretar problemas de saúde na parte da mastigação e ainda um envelhecimento precoce, já que a falta dos dentes, faz com que o tecido da gengiva seja absorvido e consequentemente, encolhido. Causando um aspecto “murcho” no rosto.
Para amenizar esse problema, há mais de 50 anos atrás, a prótese dentária foi criada para mostrar novas soluções a todos, e assim tratar esse incômodo que atinge a muitos. Com o tempo, o tratamento para esse problema foi evoluindo cada vez mais. Hoje existem mais de 10 opções de próteses dentárias no mercado.
Qual a importância de usar uma prótese dentária?
A prótese substitui os dentes naturais, previne o encolhimento do tecido que causa envelhecimento, corrige a estética e problemas na reabilitação oral como mastigação e ainda recupera a autoestima.
Quais os tipos de prótese existentes?!
Com a tecnologia, surgiram inúmeros modelos, vamos colocar aqui os três mais populares hoje em dia, são eles:
Prótese dentária fixa:
São próteses como a coroa (prótese que se apoia em no dente para substituir uma parte superficial) e a ponte (usada para substituir um ou mais dentes), são feitas de cerâmica ou em metal, sempre se apoiam em algum outro dente existente.
Prótese dentária removível:
Utilizadas há bastante tempo, esse tipo de prótese facilita a higiene, por ser removível, o paciente tem autonomia para deixá-la limpa. O tipo mais comum é a dentadura, que substitui a perca de um ou todos os dentes. É necessário ter um cuidado especial com esse tipo de prótese, pois se não for bem ajustada, pode causar lesões na gengiva e doenças como gengivite, entre outras.
Implante dentário:
Vem se tornando uma grande tendência por conta do conforto e durabilidade do tratamento. O implante é feito de um material resistente, com peças de titânio. Existem dois modelos de implante.
A prótese protocolo, é feita de resina ou porcelana, tem um efeito estético incrível, bem aproximado ao natural. Geralmente é usada no caso de perca total dos dentes. Para fixar a prótese, o dentista parafusa na boca do paciente, não sendo possível a remoção sem o auxílio do paciente.
Já a prótese overdenture, é parecida com a dentadura, porém, traz mais estabilidade por ser presa em um encaixe que fixa a prótese ao implante, podendo ser retirada pelo paciente, facilitando a limpeza.
Cuidados com a prótese dentária:
– Mantenha uma higiene adequada.
– Sempre retire a prótese removível da boca para fazer a limpeza.
– Use sempre o fio dental.
– Visite regularmente um dentista.
Precisando de prótese dental?! Fale conosco!