Quem nunca sonhou em ter os dentes branquinhos?! O clareamento dental se tornou uma grande tendência desde os últimos anos por conta da influência de vários famosos que começaram a usar. O principal ativo do clareamento é o oxigênio, proveniente de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. O procedimento deve ser sempre acompanhado por um profissional. Para ser realizado, é preciso fazer um exame clínico completo para não ter problemas com a sensibilidade, que acaba sendo muito incômodo.
Não existem indicações clínicas para o uso de clareamento dental, é somente uma questão de estética.
Como o procedimento é realizado?
Nossos dentes possuem várias camadas, uma delas é o esmalte, que é naturalmente poroso. Essa característica faz com que restos de comidas entrem nas microfissuras e se alojem na dentina, que fica em baixo do dente, fazendo com que os dentes escureçam. Para iniciar um clareamento, é necessário realizar uma limpeza básica nos dentes, tirando assim, o acúmulo de sujeiras e tártaros. Esse passo potencializa o resultado do procedimento.
É preciso ter um cuidado especial com a gengiva, por ser uma parte sensível, pode acabar sendo machucada se não tomar alguns cuidados específicos. O primeiro deles, é aplicar um gel protetor, que exposto a luz o deixa mais duro, parecido com uma borracha. Esse material protege e evita que o clareador entre em contato direto com os dentes.
Após o cuidado com a limpeza e a gengiva, o dentista aplica o clareador, que como falamos anteriormente, é a junção de peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida. Quando alguma dessas substâncias entram em contato com o dente, as moléculas orgânicas como os restos de alimentos são quebrados.
O gel clareador é penetrado nas fissuras do esmalte do dente e reage com outras substâncias, fazendo com que as moléculas orgânicas se transformem em micropartículas de amônia (NH³), gás carbônico (CO²) e oxigênio (O²). Assim, ao longo do tempo, essas partículas são eliminadas tornando o dente cada vez mais branquinho! Como o processo é um pouco lento, alguns dentistas recomendam o uso de uma luz pulsada, que segundo especialistas agiliza o clareamento.
No consultório, o paciente fica com o gel durante 20 a 30 minutos e o produto é retirado com água. Quando o tratamento é feito em casa, o gel é aplicado num período de 6 horas (preferencialmente na hora de dormir), e é retirado no outro dia após a escovação.
Quais os benefícios do clareamento dental?!
Além de uma estética mais bonita, o clareamento traz mais auto estima e consequentemente, mais amor próprio. Um dente saudável traz uma impressão de boa saúde nutricional, boa higiene e auto cuidado.
Quais as contraindicações do clareamento dental?
– Menores de 15 anos;
– Pacientes com cáries;
– Pacientes com problemas de gengiva;
– Pacientes alérgicos aos componentes do gel clareador;
– Pessoas com problemas na formação do esmalte dental;
– Pacientes com dentes manchados por tetraciclina na infância.
Quais são os cuidados após o procedimento?
É preciso tomar muito cuidado com a alimentação e evitar ingerir excessivamente certos tipos de alimentos como: suco de uva integral, vinho tinto, café, chá preto e refrigerantes a base de cola e beterraba.
Para realizar um clareamento, fale com o seu dentista!