Aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas!
Quando se trata de nossa dentição, todos queremos um sorriso bonito. Mas nem todos nascem com essa “benção” genética e precisam de ajuda profissional para dar aquela melhorada na estética bucal.
Um dos meios mais conhecidos (mas não o único, claro) para se melhorar o aspecto do sorriso é o tratamento com aparelho ortodôntico. Vamos esclarecer suas dúvidas a respeito deste procedimento!
Existe idade recomendada pra se utilizar aparelho?
A partir dos 6, 7 anos idade já é possível fazer um diagnóstico, caso o problema seja de natureza esquelética, muscular ou ocasionado por maus hábitos. Pessoas com idade superior a descrita, também podem iniciar o tratamento, porém quanto mais cedo se dá início ao mesmo, melhor será o resultado obtido.
Quais os casos o aparelho é aplicado?
O tratamento com aparelho é utilizado para tratamento estético, além deste, seu uso ajuda a diminuir dores de cabeça, ouvido e até mesmo o ronco. A ação do aparelho além do alinhamento dos dentes tortos também se estende a correção da mastigação, que acarreta prevenção de problemas estomacais e digestivos, crises de labirintite, enxaqueca, fala e respiração. O número de pessoas que tem os dentes tortos é grande, isso se dá a miscigenação da população.
O uso de aparelho causa dor?
Não! Pode ocorrer em alguns pacientes um desconforto no início do tratamento, mas o mesmo desaparece em algumas horas.
É preciso cuidados especiais com o aparelho?
Com o uso do aparelho devemos ter uma maior atenção com a limpeza e a higienização, existem escovas específicas e fios dentais para que seja feita de forma adequada, além do uso de enxaguante para auxiliar. Com a higiene feita de forma correta, não há nenhum prejuízo causado a cor dos dentes ou contribuição para cáries. Deve-se escovar os dentes pelo menos cinco vezes ao dia, dormir com os dentes limpos e escovar a língua.
São vários modelos de aparelho? Existe diferença entre eles no tratamento?
Existem vários modelos, dentre eles aparelhos fixos, móveis, lingual, metálicos, estéticos de porcelana e estéticos de safira. A grosso modo, cada um é indicado para um determinado tipo de tratamento, de acordo com a necessidade ou a peculiaridade do paciente.
Como faço para saber se preciso ou não usar aparelho?
Para se ter um diagnóstico é necessário uma consulta com o seu Dentista, apenas ele saberá identificar a necessidade do uso do mesmo e realiza-lo da melhor maneira o tratamento.
Na hora de escolher seu dentista, busque profissionais qualificados e devidamente registrados no Conselho Regional de Odontologia. Escolha quem entende do assunto, para que seu tratamento seja um sucesso e seu sorriso tenha o aspecto que todos almejam!