Um dos problemas bucais que mais preocupam as pessoas é o mau hálito. O que poucos sabem é que existem mais de 90 possíveis causas para este problema.
Uma das principais causas do mau hálito é a má higienização bucal. A negligência da limpeza correta da língua e entre os dentes, causam o acúmulo de partículas de alimento, que por sua vez são quebrados por bactérias, produzindo os odores responsáveis pelo mau hálito.
Alguns dos motivos que ocasionam o mau hálito, são:
Dieta e alimentação: Alguns alimentos causam o mau hálito através de seus próprios odores, como é o caso do alho e cebola;
Problemas de saúde: alguns problemas como gripe, sinusite, bronquite ou infecções de nariz, garganta ou pulmões são causadores de mau hálito. Alguns problemas digestivos também podem contribuir para odores desagradáveis, como é o caso da gastrite;
Boca Seca: a saliva contribui para a limpeza da boca e a retirada de alimentos. A falta dela está diretamente relacionada ao mau hálito.
A higienização bucal correta é a maneira mais efetiva e recomendada para eliminar odores bucais. Alguns cuidados, como a escovação dos dentes pelo menos 3 vezes ao dia e depois das refeições, limpar a língua, consumo de chicletes e balas sem açúcar também ajudam na tarefa.
A melhor maneira de identificar causas para o mau hálito é realizar visitas regulares ao seu dentista, ele saberá diagnosticar e tratar corretamente as causas do mau hálito e prevenir futuros problemas.