Começar o tratamento odontológico com a colocação do aparelho ortodôntico é uma escolha que pode acarretar vários efeitos psicológicos. E isso é completamente compreensível, já que é algo muito novo e que mexe com a autoestima. Quando se trata de pacientes infantis a ansiedade para a colocação do aparelho acaba tomando conta. Em outros pacientes possivelmente surgirão duvidas como: vai doer? Existe algo que eu não poderei comer?
Se este é o seu caso, tenha em mente que esta situação é completamente normal entre a maioria dos pacientes, já que uma mudança irá acontecer e será em sua boca.
1- Este tipo de tratamento irá me causar dor?
Depende, por mais que pareça uma resposta genérica demais é a realidade, já que a sensibilidade varia de pessoa pra pessoa. Se a sua dúvida sobre a dor for na colocação do aparelho, a resposta é não, colocar aparelho não dói. A não ser que você tenha uma sensibilidade extrema nos dentes.
Outra dúvida comum é se durante o período de tratamento há algum tipo de dor, e a resposta mais uma vez é depende. Cada problema odontológico irá ser tratado de uma maneira e com um aparelho diferente, que pode ou não causar uma pressão diferente nos dentes, que é o que causa a dor.
Na realidade o que ocorre é que no caso do aparelho ortodôntico, os fios que ligam as famosas “pedrinhas” do aparelho são apertados para que ocorra a correção dos dentes. Porém esse procedimento pode ser muito intenso ou não. A intensidade depende de vários fatores. Por esse motivo algumas vezes é possível que o paciente chegue no consultório com uma dor mais intensa.
É recomendável por alguns dentistas que sejam feitos bochechos de água gelada com intuito de aliviar a dor quando muito intensa. Quando necessário, analgésicos também podem ser prescritos. Vale lembrar que essa dor não irá durar mais que dois dias, ou seja, o restante do mês você estará livre de dores.
2- O tratamento é demorado?
Pode ser. O tratamento pode variar de pessoa para pessoa, porém em geral tem a duração de em média dois anos.
3- Os dentes podem voltar para a posição inicial?
Isso pode sim acontecer. Os dentes possuem uma programação biológica para que os dentes voltem a sua posição de origem. Entretanto, existem formas de evitar que isso aconteça, são as chamadas contenções.
Para que não frustração consulte seu dentista!